Num piscar de olhos passaram-se 6 anos e começou mais um Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O importante encontro teve início no dia 26 de agosto e se estende até o dia 16 de setembro, no Colégio Internacional São Lourenço de Brindes, em Roma.
O Capítulo Geral é o momento onde frades de todo o mundo fazem um balanço do que é chamado de sexênio, período de 6 anos de governo na Cúria Geral, composta pelo Ministro Geral e seus conselheiros. Nesta edição será eleito um novo superior para a Ordem que completou 490 anos em 2018. O suíço Frei Mauro Jöhri por 12 anos (2006-2012 / 2012-2018) comandou os trabalhos da Ordem que abrange mais de 10 mil frades em 5 continentes.
 Em entrevista que será publicada em setembro pelo boletim interno dos frades capuchinhos de São Paulo, Frei Mauro falou da expectativa em receber os frades: "Conheço a maioria dos que vão participar no Capítulo e me alegro muito de poder encontrá-los no transcorrer dessas intensas três semanas."
Em entrevista que será publicada em setembro pelo boletim interno dos frades capuchinhos de São Paulo, Frei Mauro falou da expectativa em receber os frades: "Conheço a maioria dos que vão participar no Capítulo e me alegro muito de poder encontrá-los no transcorrer dessas intensas três semanas."
Em janeiro deste ano os capuchinhos da América Latina estiveram reunidos em uma assembleia realizada em Lima, no Peru. O encontro teve como principal objetivo ser uma preparação para o Capítulo Geral que começou. Para Frei Hugo Mejia, conselheiro geral para países latinos de língua espanhola, o diferencial da América Latina é a união, o que faz com que os frades tenham uma boa participação no Capítulo.
O calendário dos trabalhos do Capítulo prevê para primeira semana a apresentação de vários relatórios, em particular o do Ministro Geral, Frei Mauro Jöhri, que mostrará aos freis presentes, denomindos "capitulares", a realidade atual da Ordem. Além deste, será apresentado o Relatório do Ecônomo Geral sobre a situação econômica.
No dia 3 de setembro está prevista a eleição do novo Ministro Geral. Nos dias sucessivos os freis capitulares examinarão e discutirão a proposta da Ratio Formationis, um documento que está por ser aprovado e direcionará a formação dos Capuchinhos em todo o mundo. Na sequência serão eleitos os Conselheiros Gerais da Ordem.
O programa prevê ainda a tradicional peregrinação dos freis capitulares a Assis, (dia 8 de setembro), bem como uma audiência no Vaticano com o Papa Francisco (dia 14 de setembro).
 Novidades tecnológicas no Capítulo e adaptações
Novidades tecnológicas no Capítulo e adaptações Aos poucos os freis participantes do evento começam a familiarizar-se com a tecnologia capitular, que este ano será particularmente empenhativa.
De fato, é uma grande novidade: os freis realizarão os trabalhos do Capítulo através de um tablet, no qual poderão ler, em diversas línguas, os documentos capitulares, a liturgia, bem como participar das votações.
Todos os freis e pessoas que desejarem poderão acompanhar os eventos capitulares através de vídeos, fotos e notícias, por meio do site: www.capitulum2018.ofmcap.org ou usando o aplicativo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos: OFMCap, compatível com as plataformas Android, Apple iOS e Windows Phone.
Desde já desejamos bom trabalho aos freis capitulares e pedimos a prece das pessoas que acompanham de perto, via meios de comunicação social, o 85º Capítulo Geral dos Capuchinhos, a fim de que este momento possa produzir bons frutos para a missão da Igreja e para o Reino de Deus.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)